segunda-feira, 27 de junho de 2011

Radio comtemporaneo

Rádio contemporâneo
     Desde o surgimento do rádio até a atualidade, muitos avanços na área da comunicação foram obtidos. Os adeptos dos avanços midiáticos, como: a TV e a Internet, deduziram que seria o fim do rádio. Porém, ao longo dos anos, é visível que o rádio continua presente na vida das pessoas, graças ao seu modo de alcance.
As ondas do radio abrange vários quilômetros de forma mais rápida, propagando informação, entretenimento,música e vendendo marcas.
      É o meio de comunicação de linguagem mais objetiva e clara, para bom entendimento das pessoas em todos os níveis sociais.Porque o radio é um recurso de comunicação mais acessível. Qualquer pessoa pode ter um aparelho de radio, nem que seja ao menos um radinho de pilhas.Já para ter acesso ao outros dois meios citados, é necessário maior aquisição financeira e disponibilidade de tempo, pois nem todos possuem TV, nem tão pouco computador com Internet. E os que possuem, nem sempre estão com muito tempo de se sentar frente ao computador ou a televisão.
     Em compensação, o rádio nos dá a comodidade de apenas ligarmos o aparelho e ouvir as notícias, propagandas e boas músicas sem deixar nossos afazeres de lado, sejam eles em casa, no carro, no trabalho, na cidade ou no campo.
     Com programação eclética as ondas do rádio embalam crianças, jovens, adultos e idosos com rítmos de músicas novas e até as canções dos flash backs que relembram o passado.
    
     Em uma pequena enquete, foram entrevistadas 20 pessoas, com idades de 10 a 70 anos, com a seguinte pergunta: Qual a influencia do radio em sua vida? Destas 20 pessoas apenas 2 disseram que o rádio não influenciava por não gostar de ouvir rádio.
     Algumas respostas:
Maria da Conceição Silva, cozinheira, 42 anos, disse: “O rádio é minha companhia, chego no trabalho e logo ligo meu radinho, para daí começar preparar o cardápio do restaurante”.
Isabel Souza de Oliveira, dona de casa, 55 anos,disse: “Só consigo trabalhar em casa ouvindo musica, por isso ligo o radio”.

Carlos Pedroso Teixeira, caminhoneiro, 39 anos,disse: “Na boléia do meu caminhão, vai: eu,Deus e o radio ligado.É importante, porque por onde eu passo vou me informando sobre as estradas, o tempo e ouvindo umas modas”.

José Carlos Swahgs, produtor rural, 31 anos, disse: “Pra gente que não tem muito tempo e vive no campo, o radio é fator importantíssimo em minha vida, principalmente no setor jornalístico que trazem os quadros de clima e tempo, e de economia com as cotações do dia.Assim na cabine do trator, com o radio ligado, estou bem informado sobre os acontecimentos da cidade e dos grandes centros, mesmo estando à quilômetros de lá”.




     Entrevista com o diretor da emissora de radio Nascente do Taquari; Sr Erocy A. Scaini:

Milena: QUAL A INFLUENCIA DO RADIO NA SOCIEDADE?

Scaini: -A comunicação do radio influencia porque a linguagem é mais simples,ou seja, o que está sendo dito já é entendido com clareza por todos que estão ouvindo.
É um meio de comunicação de fácil acesso e que atende as necessidades de toda a população independente da posição social.exemplo:Nota de falecimento, notas de esclarecimentos, procura e oferta de emprego, recados das entidades e da comunidade em geral, entre outros...
Influencia também na decisão de compra.exemplo: o radio consegue convencer o ouvinte a verificar o que esta sendo oferecido por nosso colaboradores,porque evidencia mais a marca ou estabelecimento. Quem não é “ouvido”,não é lembrado!

Milena:QUAL A PRINCIPAL MISSÃO DE UM MEIO DE COMUNICAÇÃO?

Scaini: - informar com exatidão,objetividade e de forma coerente.

Milena:QUAL OS VANTAGENS E DESVANTAGENS ENTRE A TV E O RADIO?

Scaini:- a vantagem do radio perante a TV está no imediatismo,pois assim que ocorre um acontecimento em fração de minutos checamos os dados se são verdadeiros e já podemos informar sobre o acontecido.ao contrario da TV que apesar de ter a vantagem que é a imagem, tem que editar e programar em horário pré estabelecido.
O radio só não tem a imagem mas em compensação é mais rápido e pratico.

Milena: COM A CHEGADA DA INTERNET VÁRIOS JORNAIS IMPRESSOS MIGRARAM PARA WEB E AS RÁDIOS TAMBÉM FIZERAM ISSO. VOCÊ ACREDITA QUE COM O PASSAR DO TEMPO PODE SER O FIM DAS RÁDIOS TRADICIONAIS?

Scaini:- Não creio que o radio convencional se finde porque a internet é limitada em relação a radio,digo o acesso a internet é limitado. Acredito que o jornal impresso que ao meu ver é uma noticia escrita elitizada pode acabar com o passar dos anos em decorrência dos jornais em sites,mas o radio é diferente.São poucas as pessoas que entram na internet e ficam ouvindo radioweb, Já o radio comum é mais acessível ,pois não exige muitas habilidades como a internet que a pessoa tem que ter noções de informática e ter acesso freqüente com computador.


     Entrevista com Dona Maria Jerônima Ribeiro Soares,46 anos, moradora da área rural de Alto Taquari há 7 anos.

Milena: QUAL A IMPORTANCIA DO RADIO EM SUA VIDA?

Dona Maria:- O radio é muito importante em minha vida e na vidas das pessoas que moram lá na fazenda,pois é o modo que a gente tem de ficar sabendo o que esta acontecendo na cidade e no mundo.por exemplo,se não vai ter aula nas escolas por algum motivo,através do radio já ficamos sabendo que o ônibus não vai buscar nossas crianças.Também quando ocorre algum acidente ou fechamento de estrada já temos como nos programa porqu sabemos pelo radio. Outra coisa é os avisos de falecimento,se a gente não ouve o radio até a gente ficar sabendo,levaria muitos dias.


Milena:ALÉM DESSAS INFORMAÇÕES O QUE MAIS VOCÊ GOSTA DE OUVIR DO RÁDIO?

Dona Maria: -Ah, eu também gosto de saber dos signos,das novelas e dos babados dos famosos.É bom pra gente se distrair da rotina da fazenda. Já o meu marido gosta de ouvir sobre o clima e os preços das coisas por causa da lavoura.

Um comentário:

  1. Milena Gosto muito do seu programa, pois todo dia ouço a radio aqui no açougue... Ta D+... *--* Rodela!

    ResponderExcluir