segunda-feira, 16 de junho de 2014




Três formas de amar a Deus

I - Podemos amar a Deus do modo de Jacó
"E Jacó votou um voto dizendo: Se Deus for comigo, e me guardar nesta viagem que faço, e me der pão para comer, e vestidos para vestir; e eu  em paz tornar à casa de meu pai, o Senhor será o meu Deus."

Não resta dúvidas de que a experiência de Jacó fora extraordinária; Todavia, não era esta a melhor resposta a ser dada a Deus, nem este tipo de amor que o Senhor espera dos que são seus. Isto porque:
a) É um amor que se baseia na condicionalidade. Eu amo desde que haja algum retorno;b) É um amor extremamente materialista. A adoração, o culto, a devoção esta totalmente ligada ao que se vê. Só se crê, quando se vê ou quando se tem alguma coisa. Amor que não sofre;c) É um amor que busca seu próprio interesse. Esta voltado para si mesmo. HONRA-ME QUE SERÁS HONRADO.
II - Podemos amar a Deus da maneira ou da forma de Pedro "Então Jesus disse: Todos vós esta noite vos escandalizareis em mim; porque está escrito: Ferirei o pastor, e as ovelhas do rebanho se dispersarão...Mas Pedro, respondendo, disse-lhe: Ainda que todos se escandalizem em ti, eu nunca me escandalizarei' Mt. 26:31-33.

Mesmo em si tratando de um dos discípulos do Senhor, esta forma de amar a Deus, não deve ser aquela a qual possamos enquadrar como paradigma ou modelo. Isto porque:
a) O sentimento de Pedro poderia ser forte, porém não o suficiente para suportar as pressões da vida;b) É um amor que não confessa, honra que quando das lutas se envergonha;c) Não pode servir de padrão, pois é um sentimento dominado pela instabilidade, com a mesma boca que confessa, se nega.

III - Devemos amar a Deus da maneira de Habacuque
A atitude requerida por Deus foi encontrada na adoração de Habacuque. O que faltou a Jacó e a Pedro, evidenciou-se neste último. Isto porque a confiança de Habacuque não se estribava nas riquezas, comida, vestimenta, ou ausência de perigo. Ela estava em Deus.

"Porquanto, anda que a figueira não floresça, nem haja fruto na vide; o produto da oliveira minta, e os campos não produzam mantimento; as ovelhas da malhada sejam arrebatadas, e nos currais não haja vacas: Todavia, eu me alegrarei no Senhor: Exultarei no Deus da minha salvação.

Jeová, o Senhor é minha força, e fará os meus pés como os das cervas..." Hbc. 3: 17-19.

Seu amor:
a) Não se firmava nas situações negativas do nosso dia-a-dia;b) Não lhe roubava ou minava o ânimo para adoração. Sua oração foi escrita para o cantor-mor;c) Atribuía a Deus toda sua estrutura de sustentação emocional; d) Demonstrava total confiança na provisão de Deus. Com ou sem, Deus seja louvado.

É este amor que Deus espera que surja e cresça nos corações de seus discípulos. Pois somente este amor poderá levar-nos a entendermos de fato a pessoa de nosso Deus


DESCANSO
O descanso faz parte dos bons planos de Deus na sua vida.

Gn 2.2
No sétimo dia Deus já havia concluído  a sua obra que realizara, e nesse dia ele descansou.








Todas as flores do futuro estão contidas nas sementes de hoje.Provérbio Chinês







Helena diz a Luiza que lhe deu o vestido de noiva como uma tentativa de alertá-la sobre o que está por vir. Ivan dorme no novoapartamento  que Cadu divide com Verônica. Laerte pede a mão de Luiza em casamento para Helena e Virgílio. Ceiça se preocupa quando Selma conta que está conversando com Itamar. Marina e Clara se divertem na feira. Luiza se irrita ao saber que Laerte convidou Shirley para ser madrinha do casamento deles. 

quinta-feira, 5 de junho de 2014

Tema de hoje: Brigas
Leitura bíblica: (Rm 12.18)
Façam todo o possível para viver em paz com todos.

"Ter a aprovação de Deus para o que somos importa mais que ter razão no que fazemos."





"Tente corrigir um sábio e você o tornará mais sábio. Tente corrigir um tolo e você o tornará seu inimigo."





Renato e Zelão discutem. Catarina mostra para Epaminondas o livro escrito por Ferdinando. Gina conta que deixou Ferdinando esperando porque ele ameaçou beijá-la. Zelão diz à mãe que ficará com Juliana de qualquer jeito.




Jonas se preocupa com o estado de Brian. Dante se apavora quando Matias conta que provocou um acidente com a van de Cidão. Jonas se preocupa com a carta que pediu para Brian guardar. Danusa fica interessada em Matias.



Chica fala para Helena que lamenta que Virgílio tenha saído de casa. André começa a perceber que sente por Bárbara algo além da amizade. Luiza diz a Laerte que gostaria de fazer uma cerimônia de casamento na igreja.













Células do amanhecer

Cada dia um novo milagre em nós mesmos, um milagre silencioso, que merece respeito, que merece nosso agradecimento, afinal, todos os dias, pelo menos 50 milhões das nossas células se renovam, todos os dias renascemos, somos novos, é metade de nós mesmos, que se dá uma nova chance...
Mude!Não tenha medo de enfrentar o velho vício, não se espante diante dos problemas, engrandeça-se, você é fruto de um milagre divino, uma fonte de vida cheia de POSSIBILIDADES.
Tudo começa nesta manhã, com o corpo renovado em novas 50 milhões de células, é um novo você por dentro, revele-se então.
Acredite no seu poder de mudar, consertar, recomeçar, e transformar-se em uma nova criatura.
Tudo recomeça agora,. com um novo "você", com o poder da renovação que te abençoa com o mais belo presente que alguém pode lhe dar: o dia de hoje.
Ele é todo seu, aproveite-o.
(Paulo Roberto Gaefke)



quarta-feira, 4 de junho de 2014














                                                                                                                Jacaré que vacila, diz o ditado, vira bolsa. Já o esperto arranja emprego na Lacoste.
Saint-Clair Mello




Gina conta a Pedro Falcão que Zelão desrespeitou Juliana. Mãe  Benta tem compaixão por Zelão pelo amor que o rapaz nutre por Juliana e comenta sua preocupação com Rosinha. 


Cidão convence Dante a fazer um acordo com ele. Alice termina o namoro com Matias. Evangelina pede para falar com Brian. Pamela relembra o que Olinda disse quando leu sua mão.




Virgílio fica feliz com a visita de Benjamim, que se surpreende ao saber que o filho se separou de Helena. Juliana se preocupa com Bia, que brinca com as crianças da comunidade. 






terça-feira, 3 de junho de 2014











Tema: Oração e persistência.
Orem continuamente.1 Ts 5.17


Fracassar não é cair; é recusar-se a levantar.
Provérbio Chinês








Serelepe avisa a Zelão que não vai procurar Pituca para reatar sua amizade. Padre Santo cogita a possibilidade de greve dos professores por causa do atraso nos salários e o prefeito das Antas se irrita.

Manu e Davi se aproximam durante a nova etapa do concurso e começa a pintar um clima entre os dois. Verônica janta com Jonas e tenta falar com ele sobre sua família. 






Alice vai com Nando ao presídio interrogar um suspeito de estupro. Juliana fica aliviada ao encontrar Bia em uma loja de brinquedos. Helena e Chica internam Felipe em uma clínica de reabilitação. Jairo diz a Juliana que vai levar Bia para uma feijoada na comunidade.

Vai desistir?
Tem certeza disso, então dê uma olhadinha...
A única diferença entre você e esses é que acreditaram em si mesmo.
Vai desistir? Pense bem!

O General Douglas MacArthur foi recusado na Academia Militar de West Point, não uma vez, mas duas. Quando tentou pela terceira vez, foi aceito e marchou para os livros de história.

O superstar do basquete, Michael Jordan, foi cortado do time de basquete da escola.

Winston Churchill repetiu a sexta série. Veio a ser primeiro ministro da Inglaterra somente aos 62 anos de idade, depois de uma vida de perdas e recomeços.

Sua maior contribuição aconteceu quando já era um "cidadão idoso".

Albert Einstein não sabia falar até os 4 anos de idade e só aprendeu a ler aos 7.
Sua professora o qualificou como "mentalmente lerdo, não-sociável e sempre perdido em devaneios tolos".
Foi expulso da escola e não foi admitido na Escola Politécnica de Zurique.

Em 1944, Emmeline Snively, diretora da agência de modelos Blue Book Modeling, disse à candidata Norman Jean Baker ( Marilyn Monroe) : "É melhor você fazer um curso de secretariado, ou arrumar um marido. "

Ao recusar um grupo de rock inglês chamado The Beatles, um executivo da Decca Recording Company disse : "Não gostamos do som. Esses grupos de guitarra já eram."

Quando Alexander Graham Bell inventou o telefone, em 1876, não tocou o coração de financiadores com o aparelho. O Presidente Rutheford Hayes disse: "É uma invenção extraordinária, mas quem vai querer usar isso ?"

Thomas Edison fez duas mil experiências para conseguir inventar a lâmpada. Um jovem repórter perguntou o que ele achava de tantos fracassos. Edison respondeu : "Não fracassei nenhuma vez. Inventei a lâmpada. Acontece que foi um processo de 2.000 passos."

Aos 46 anos, após anos de perda progressiva da audição, o compositor alemão Ludwig van Beethoven ficou completamente surdo. No entanto, compôs boa parte de sua obra, incluindo três sinfonias, em seus últimos anos.

Por isso não devemos achar nunca que NOSSO TEMPO cabou. Enquanto estivermos aqui, há algo para aprendermos e, muito possivelmente, alguém para aprender conosco também.
Não devemos nos estagnar na vida por medo.

VAI DESISTIR?



segunda-feira, 2 de junho de 2014












Me ame quando eu menos merecer,
pois é quando eu mais preciso
Provérbio Chinês



Zelão elogia a capacidade intelectual de Serelepe para Rodapé. Gina diz à mãe que não votará em Ferdinando. O prefeito das Antas pede ao Padre Santo que avise a Juliana sobre o atraso no pagamento de seu salário.





Jonas explica aos participantes as regras da próxima etapa da disputa. Pamela avisa a Megan que vai procurar mais informações sobre Davi. Alex e Maria pensam em sua vingança contra Brian.



Virgílio fica chateado ao ver que Helena não se desfez de sua caixa de lembranças  e decide sair de casa. Felipe se desculpa com Silvia por ter dito, na frente de Clara, que ela estava interessada em Cadu.


É Deus
Alguma  vez de repente sentiu desejo de fazer uma coisa agradável a alguém por quem  sente  carinho? ISTO  É  DEUS, que te inspira pelo Espírito Santo...
Alguma  vez  sentiu-se  só e triste embora parecia que algo estava ao seu  lado  e  queria lhe falar? ISTO  É  DEUS, que  quer  falar contigo...
Alguma  vez  ao  pensar  em  alguém querido e que não vê há algum tempo,  acontece  que  encontra  essa  pessoa? ISSO É DEUS, o acaso não existe...
Alguma  vez recebeu uma graça que nem pediu? ISSO É DEUS, que conhece bem os segredos do seu coração...
Alguma  vez  esteve  numa  situação muito difícil, não tinha nem idéia em  como  resolve-la, e tudo se resolve sem que perceba como? ISSO É DEUS, que toma nossos problemas em  suas  mãos...
Alguma  vez  sentiu uma imensa tristeza na alma e logo passou? ISSO É DEUS, que consola você com um   abraço e lhe dá esperança...
Alguma  vez sentiu-se tão cansado a ponto de querer desistir, e logo
sentiu que tem forças suficientes para continuar? ISSO É DEUS, que carregou você nos braços  para lhe dar descanso...
Tudo é tão mais simples, quando entregamos tudo ao Pai, basta confiar e  acreditar...