quinta-feira, 19 de dezembro de 2013

Onde está o seu tesouro?

Onde está o seu tesouro? Você já o encontrou? Todos nós temos o nosso tesouro (o nosso ideal, a nossa missão na vida) e encontrá-lo é a razão de nossa existência.
O livro “O Alquimista”, de autoria de Paulo Coelho, nos ensina uma grande lição. O personagem da história, dormindo numa velha igreja abandonada na Espanha, sonha com um tesouro escondido nas pirâmides do Egito.

Acreditando em seu sonho, vende tudo o que tem e parte em busca de seu tesouro. Depois de um longo tempo, em que ele sofreu muito, foi assaltado, apanhou dos bandidos, quase foi morto mais de uma vez, tendo passado por várias situações difíceis, chega enfim às pirâmides. E uma vez lá, descobre que o tesouro que tanto procurava sempre esteve de fato na velha igreja abandonada na Espanha, enterrado exatamente no local em que ele dormira tempos atrás e onde tivera seu sonho. 

Qual é o moral da história? Mostrar que é preciso passar por provações, por dificuldades para saber onde está nosso tesouro. Pode estar em qualquer lugar. Seu tesouro, leitor, pode estar aí, exatamente onde você está neste momento. Pode estar diante de seus olhos e você não o enxerga. Talvez seja preciso muito tempo, muita preparação e muita luta para que você o encontre.
O personagem do livro precisou ir ao Egito para saber que dormira sobre seu tesouro. Simbolicamente todos nós precisamos ir ao Egito. As pirâmides em nossas vidas são as lições do mundo. Mas se nos recusarmos a ter as lições, se nos negarmos a viajar ao nosso "Egito particular", não descobriremos nosso tesouro, mesmo que ele esteja a um palmo de nosso nariz. 

Por isso, esteja disposto a percorrer o seu caminho, vá até às "suas pirâmides" estejam elas onde estiverem. Aprenda a ver nas dificuldades que se apresentam como uma preparação para um bem maior.


19 de dezembro de 2013

Mensagem Bíblica
E ao segundo chamou Efraim; porque disse: Deus me fez crescer na terra da minha aflição. Gênesis 41:52

Ditado popular
No mesmo rio em que uma pessoa mata a sede, outra se afoga.

Flash das novelas
JOIA RARA
Viktor fica chateado com a mentira de Silvia, mas, ao saber da história de Heitor, apoia a namorada e promete ajudá-la. Pérola fica feliz ao saber que Amélia e Franz estão juntos de novo. Gertrude descobre que Silvia é filha de Heitor. Franz acusa Manfred de ter mandado acabarem com sua vida, mas o delegado não acredita.

ALÉM DO HORIZONTE
Paulinha se afasta de LC e se desculpa por tê-lo beijado. Kléber manda Rita ficar com o brinco na orelha para tentar descobrir a verdadeira dona do objeto. Marlon conversa com Joana, mas Angelique o repreende. Inês fala mal de Lili para Marcelo. André percebe o interesse de Thomaz em sua investigação. J

AMOR Á VIDA
Márcia tem uma ideia para vender mais cachorro-quente. Pilar confessa que sente saudades de Félix. Leila quebra a árvore de Natal da família, e Linda tem um surto. Natasha sai com Rogério, e Thales observa os dois. Ordália apressa Gina para se casar com Elias. César ouve Ninho sorrir perto dele, e Aline o repreende. Valdirene é mais uma vez expulsa do Projac

segunda-feira, 9 de dezembro de 2013


A Flor da Vida

Minha mãe sempre contava uma história assim:
Havia uma jovem muito rica, que tinha tudo, um marido maravilhoso, filhos perfeitos, um emprego que lhe pagava muitíssimo bem, uma 
família  unida.

O estranho é que ela não conseguia conciliar tudo isso, o trabalho e os afazeres lhe ocupavam todo o tempo e a sua vida sempre estava deficitária em alguma área. Se o trabalho lhe consumia muito tempo, ela tirava dos filhos, se surgiam problemas, ela deixava de lado o marido...  E assim, as pessoas que ela amava eram sempre deixadas para depois.

Até que um dia, seu 
pai, um homem muito sábio, lhe deu um presente: uma flor caríssima e raríssima, da qual só havia um exemplar em todo o mundo. E disse à ela:

- Filha, esta flor vai te ajudar muito mais do que você imagina!
Você terá apenas que regá-la e podá-la de vez em quando, e às vezes 
conversar um pouquinho com ela, e ela te dará em troca esse perfume maravilhoso e essas lindas flores.

A jovem ficou muito emocionada, afinal a flor era de uma beleza sem igual. Mas o tempo foi passando, os problemas surgiam, o trabalho  consumia todo o seu tempo, e a sua vida, que continuava confusa,  não lhe permitia cuidar da flor.

Ela chegava em casa, olhava a flor e as flores ainda estavam lá, não mostravam sinal de fraqueza ou morte, apenas estavam lá, lindas, perfumadas. Então ela 
passavadireto. Até que um dia, sem mais nem  menos, a flor morreu.

Ela chegou em casa e levou um susto!  Estava completamente morta, sua raízes estava ressecadas, suas  flores caídas e suas folhas amarelas.  A jovem chorou muito, e contou a seu pai o que havia acontecido.

Seu pai então respondeu:

- Eu já imaginava que isso aconteceria, e eu não posso te dar outra flor, porque não existe outra igual a essa, ela era única, assim como seus filhos, seu marido e sua família. Todos são bênçãos que o Senhor te deu, mas você tem que aprender a regá-los, podá-los e dar atenção a eles, pois assim como a flor, os 
sentimentos também morrem.

Você se acostumou a ver a flor sempre lá, sempre florida, sempre  perfumada, e se esqueceu de cuidar dela.

Portanto, cuide das pessoas que você ama!



09 DE DEZEMBRO DE 2013

MENSAGEM BIBLICA
Tu és o meu refúgio e o meu escudo; espero na tua palavra.Salmos 119:114

DITADO POPULAR
Nada como um dia depois do outro.


FLASH DAS NOVELAS

JOIA RARA
Viktor percebe que Sílvia esconde alguma coisa dele. Tenpa conta para Franz que Catarina apareceu para ele pedindo que alertasse o filho sobre um homem que se diz seu melhor amigo. Viktor diz a Hilda que Manfred odeia a família Hauser.


ALÉM DO HORIZONTE
Heloísa fica aflita com a visita de André. Edu humilha Klaus, e Celina ajuda Nilson a cuidar dele. Assis avisa aos eleitos que a última prova será decisiva. Sandra atende o celular de William e fica curiosa para saber em que ele trabalha. Celina repreende Klaus. Lili mente para André, que finge acreditar em sua história.


AMOR A VIDA
Félix vê três copos sobre a mesa e questiona Aline na frente de César. Márcia se recusa a dar dinheiro para Valdirene. Ordália não consegue contar para Bruno sobre Herbert. Rafael contraria Neide e ajuda Linda a cozinhar. Leila insiste para que Thales se aproxime de Natasha. Aline engana César e o faz expulsar Félix e Pilar de sua casa. Amarilys mostra a Eron o contrato do flat e acerta a mudança com ele. Félix vai ao encontro de Niko.

sexta-feira, 6 de dezembro de 2013

06 DE DEZEMBRO DE 2013

MENSAGEM BÍBLICA
O temor do Senhor é limpo, e permanece eternamente; os juízos do Senhor são verdadeiros e justos juntamente. Salmos 19:9

DITADO POPULAR
Como o verniz cobre um pote de barro, as palavras fingidas cobrem um coração maudoso.

FLASH DAS NOVELAS
JOIA RARA
Décio aceita a proposta de Manfred para assaltar a joalheria. Franz e Amélia se beijam e prometem um pro outro que ficarão juntos. Iolanda sai da cadeia. Benito e seus capangas invadem a joalheria, enquanto Décio fica no carro esperando. Laura descobre que seu carro não está na garagem.

ALÉM DO HORIZONTE
André comenta com Olívia que Lili marcou um encontro com ele. Matias tenta convencer Celina a desistir de procurar pistas nos limites da floresta. Rafa, Lili e William dão continuidade ao treinamento. LC pergunta para Líder Jorge sobre o desempenho de Lili. Tereza coloca Paulinha para trabalhar no centro infantil da Comunidade e ela finge gostar de sua nova função.

AMOR A VIDA
Aline manipula César e o convence a ficar com ela. Félix espera Paloma em sua casa. Aline derrama todo o líquido branco na garrafa de bebida de César. Patrícia e Michel ficam juntos. Ignácio decide investir todo o seu patrimônio nos investimentos com Guto. Valdirene marca de se encontrar com Carlito na casa do marido. Amarilys convence Eron a sair escondido da casa de Niko com Fabrício.
O Custo da gratidão
Qual será o melhor método para se ensinar a virtude da gratidão aos filhos? Haverá uma fórmula especial que dê resultado garantido? Por vezes, o mais acertado provém de uma tomada de atitude, que determina um período de reflexão. Mais ou menos como aconteceu com aquele garoto aos seus 13 anos. Ele e o pai costumavam passear juntos aos sábados. Nada espetacular.
Simplesmente uma ida ao parque, ou à marina para olhar os barcos. Por vezes, uma visita em lojas de bugigangas, só para comprar aparelhos eletrônicos baratos, para desmontá-los ao chegar em casa e verificar seu sistema de funcionamento. Algumas vezes havia uma parada na sorveteria. Randal nunca sabia se o pai iria ou não parar na sorveteria. Por isso, esperava ansioso, na volta para casa, que o pai enveredasse por aquela esquina decisiva. A esquina que significava animação e água na boca.
O pai do garoto, por vezes, tomava o caminho mais longo. Dizia que era para mudar um pouco o trajeto. Em verdade, parecia um jogo, onde ele ficava testando o autocontrole do filho. Quando chegava na esquina, ele oferecia: 
- Quer um sorvete de casquinha?
O garoto pedia sorvete de chocolate, e o pai, de creme. Andavam devagar até o carro e ficavam saboreando o sorvete. Para o garoto, aquilo era o paraíso. Certo dia, em que rumando para casa, passavam pela esquina, o pai perguntou: 
- E aí, quer um sorvete de casquinha hoje? 
- Boa pedida! Disse Randal. 
- Também acho, concordou o pai. Não quer pagar hoje?
O sorvete custava então vinte centavos. A cabeça de Randal começou a girar. Ele podia pagar. Ganhava uma mesada semanal de vinte e cinco centavos, mais uns trocados por serviços eventuais. Mas ele queria economizar. Economizar era importante. E, por se tratar do seu dinheiro, Randal achou que sorvete não era um bom investimento. E aí ele disse as palavras mais feias que podia ter dito naquele momento: 
- Bom, nesse caso, acho que vou desistir.
A resposta do pai foi lacônica. Concordou e começou a andar em direção ao carro estacionado. Assim que fizeram a curva a caminho de casa, o garoto percebeu o quanto estava errado. Como ele pudera ser tão mesquinho? Seu pai já perdera a conta de quantos sorvetes lhe pagara e ele nunca comprara nenhum para ele. Como ele pudera perder aquela oportunidade rara de dar alguma coisa àquele pai tão generoso?
Pediu ao pai que voltasse. Em vão. Randal ficou se sentindo péssimo por seu egoísmo, sua ingratidão. Foram para casa. Aquela semana foi terrível, longa, angustiante. O pai não agiu como se estivesse desapontado ou desiludido. Contudo, o garoto pensava e pensava. No final de semana seguinte, quando fizeram o novo passeio, ele fez questão de conduzir o pai até à sorveteria e lhe oferecer, sorrindo: 
- Pai, quer um sorvete de casquinha hoje? Eu pago!
Naqueles dias, Randal aprendeu que a generosidade tem mão dupla; que a gratidão algumas vezes custa um pouco mais do que um simples "obrigado". No seu caso específico, lhe custou vinte centavos. E lhe valeu uma lição para a vida.
No processo da educação, quase sempre um gesto tem efeito mais poderoso do que muitas palavras. A sabedoria está, para o educador, em saber usar as palavras certas, nos momentos adequados e a utilizar a eloqüência do silêncio, nas horas precisas.

Muitos anos depois o filho já havia crescido, estudado e se casado. E o pai esperava ansioso pelo passeio com o filho no final de semana.Neste caso era o filho que o levava para passear e tomar sorvete de creme na casquinha. 


Pão de Queijo de Sanduicheira
·         1 xic. de chá de leite
·         1 xic. de chá de óleo
·         3 ovos inteiros
·         2 xic. de chá de polvilho azedo
·         1/2 colher de chá de sal
·         1 xic de chá de queijo ralado



Bater tudo no liquidificador. 
untar levemente a sanduicheira com óleo e despejar a massa. 
Feche a sanduicheira e deixe dourar. 
Se desejar pode rechear a gosto, com pedacinhos de goiabada, mussarela, presunto, salame, doce de leite, chocolate, é só colocar um pouquinho da massa, colocar o recheio e cobrir com mais massa. 
Fica uma delícia. Sirva ainda quente.

quarta-feira, 4 de dezembro de 2013


A Felicidade anda por ai ...
Dizem que a vida é curta, mas não é verdade. A vida é longa para quem consegue viver pequena felicidade. E essa tal felicidade anda por ai, disfarçada, como uma criança tranqüila brincando de esconde-esconde.

Infelizmente às vezes não percebemos isso e passamos nossa existência colecionando nãos: A viagem que não fizemos, o presente que não demos, a festa que não fomos, o amor que não vivemos, o perfume que não sentimos.

A vida é mais emocionante quando se é ator e não espectador; quando se é piloto e não passageiro pássaro e não paisagem, cavaleiro e não montaria. 

E como ela é feita de instantes, não pode nem deve ser medida em anos ou meses, mas em minutos e segundos. Esta mensagem é um tributo ao tempo. Tanto aquele tempo que você soube aproveitar no passado quanto aquele tempo que você não vai desperdiçar no futuro. Porque a vida é agora... 

Não tenha medo do futuro, apenas lute e se esforce ao máximo para que ele seja do jeito que você sempre desejou. 

A morte não é a maior perda da vida. A maior perda da vida é o que morre dentro de nós enquanto vivemos.



04 DE DEZEMBRO DE 2013

MENSAGEM BÍBLICA
Porque a graça salvadora de Deus se há manifestado a todos os homens, Tito 2:11

DITADO POPULAR
Se o que vais dizer não é mais belo que o silêncio, então não o digas.

FLASH DAS NOVELAS
JOIA RARA
Sílvia pede ajuda a Pilar para descobrir o que aconteceu com Catarina. Dália manda bilhetes para Iolanda e Mundo marcando um encontro. Laura pergunta a Valter qual é a verdadeira história de Tavinho. Iolanda e Mundo são presos por adultério.

ALEM DO HORIZONTE
Líder Jorge conversa com os eleitos, e Assis acha graça do medo de Lili. Marcelo aconselha Inês a ser igual a Heloísa para conquistar Thomaz. Celina fica intrigada com a conversa que tem com Matias sobre sua ida a mata, além do limite permitido. Fátima decide sair de casa. Álvaro se irrita com o bom desempenho de Fernanda em uma reunião importante. Fátima pede para ficar na casa de Celina.


AMOR A VIDA
Aline disfarça sua preocupação para César. Ninho aparece de surpresa na casa de Aline e os dois ficam juntos na piscina. Amarilys afirma que vai se vingar de Niko. Maciel devolve o dinheiro para Márcia. Aline conta seu plano para Ninho. Maciel fala para Wagner que Félix está morando e trabalhando com Márcia. César faz vários exames no hospital. Félix come sanduíche com Rinaldo e Márcia.

terça-feira, 3 de dezembro de 2013

Quanto custa um milagre?
“As crianças são puras na fé”.

 
Uma garotinha esperta, de apenas seis anos de idade, ouviu seus pais conversando sobre seu irmãozinho mais novo.Tudo que ela sabia era que o menino estava muito doente e que estavam completamente sem dinheiro. Iriam se mudar para um apartamento num subúrbio, no próximo mês, porque seu pai não tinha recursos para pagar as contas do médico e o aluguel de onde moravam.

 Somente uma intervenção cirúrgica muito cara poderia salvar o garoto, e não havia ninguém que pudesse emprestar-lhes dinheiro. A menina ouviu seu pai dizer à sua mãe chorosa, num sussurro desesperado: “Somente um milagre poderá salvá-lo...”

 Ela foi ao seu quarto e puxou o vidro de gelatina de seu esconderijo, no armário. Despejou todo o dinheiro que tinha no chão e contou-o cuidadosamente, três vezes. O total tinha que estar exato. Não havia margem de erro. Colocou as moedas de volta no vidro, com cuidado, e fechou a tampa.

 Saiu devagarzinho, pela porta dos fundos, e andou cinco quarteirões até chegar à farmácia. Esperou pacientemente que o farmacêutico a visse e lhe desse atenção, mas ele estava muito ocupado no momento. Ela, então, esfregou os pés no chão para fazer barulho e... nada! Limpou a garganta com o som mais alto que pôde, mas nem assim foi notada. Por fim, pegou uma moeda e bateu no vidro da porta

 "O que você quer?“, perguntou o farmacêutico com voz aborrecida. "Estou conversando com meu irmão, que chegou de Chicago, e que não vejo há séculos!", disse ele sem esperar resposta. "Bem, eu quero lhe falar sobre meu irmão!", respondeu a menina no mesmo tom aborrecido. "Ele está realmente doente... E eu quero comprar um milagre...”

 "Como?", balbuciou o farmacêutico admirado. "Ele se chama Andrew, e está com alguma coisa muito ruim crescendo dentro da sua cabeça, e o papai disse que só um milagre poderá salvá-lo. E é por isso que eu estou aqui. Então, quanto custa um milagre?" “ Não vendemos milagres aqui, garotinha. Desculpe, mas não posso ajudá-la!", respondeu o farmacêutico, com um tom mais suave.

 "Escute, eu tenho o dinheiro para pagar. Se não for suficiente, conseguirei o resto. Por favor, diga-me quanto custa ?!?”, insistiu a pequena. O irmão do farmacêutico era um homem gentil. Deu um passo à frente e perguntou à garota: “De que tipo de milagre seu irmão precisa?” "Não sei...", respondeu ela, levantando o olhar para ele. "Só sei que ele está muito mal, e a mamãe diz que precisa ser operado!! Como o papai não pode pagar, quero usar meu dinheiro..."

 " Quanto você tem?", perguntou o homem de Chicago. "Um dólar e onze cents...", respondeu a menina num sussurro. “É tudo o que tenho, mas posso conseguir mais, se for preciso!” "Puxa, que coincidência!!!", sorriu o homem. "Um dólar e onze cents! Exatamente o preço de um milagre para irmãozinhos!!!" 

 O homem pegou o dinheiro com uma mão e, dando a outra mão à menina, disse: "Leve-me até sua casa. Quero ver seu irmão e conhecer seus pais. Quero ver se tenho o tipo de milagre que você precisa.” Aquele senhor gentil era um cirurgião, especializado em Neurocirurgia. A operação foi feita com sucesso e sem custos. Alguns meses depois Andrew estava em casa novamente, recuperado.

 A mãe e o pai comentavam, alegres, sobre a seqüência dos acontecimentos ocorridos. "A cirurgia", comentou a mãe, "foi um milagre real. Gostaria de saber quanto custou!" A menina sorriu. Ela sabia exatamente quanto custa um milagre...

 Um dólar e onze cents...Mais a fé de uma garotinha...! 

 Deus coloca os recursos certos nos lugares exatos. Para os encontrarmos basta um passo de fé, e lá estará a Resposta para aquele problema que não conseguimos resolver.



03 DE DEZEMBRO DE 2013

MENSAGEM BÍBLICA
Porque o coração deste povo está endurecido,E ouviram de mau grado com seus ouvidos,E fecharam seus olhos;Para que não vejam com os olhos,E ouçam com os ouvidos,e compreendam com o coração,e se convertam,e eu os cure.Mateus 13:15

DITADO POPULAR
As necessidades unem, as opiniões separam.

FLASH DAS NOVELAS
JOIA RARA
Ernest nega as acusações de Franz, mas confessa a Moacir que não é réu primário. O advogado sugere que ele se retrate, admitindo publicamente que as acusações contra Mundo eram falsas. Dália procura Ernest e se oferece para armar um flagrante de Iolanda e Mundo, para que a moça seja presa por adultério

ALÉM DO HORIZONTE
Lili, Rafa, William e mais três membros do grupo são escolhidos para o treinamento. William não consegue falar com Lili. Celina fica acuada na frente de Nilson. Kléber pede para Edu conseguir um novo carregamento para ele. Paulinha observa Marlon almoçando com LC e Tereza.

AMOR A VIDA
Aline finge se preocupar com César. Márcia consegue defender Félix. Pilar dá para Maciel o dinheiro que ele roubou de Márcia. Paloma descobre que Jacques está se envolvendo com Pilar e fica preocupada depois de conversar sobre o assunto com Lutero. César questiona Aline ao ver a manta que Ninho deixou em seu gramado.

segunda-feira, 2 de dezembro de 2013


         Trabalhe com excelência
O que é difícil? O que é fácil? É apenas uma questão de percepção e atitude. Seja qual for o trabalho a ser feito ou a tarefa a ser realizada, encare-os como um compromisso com a excelência.

Em geral, isso só requer um esforço um pouco maior do que você normalmente faria. Quando você está apenas fazendo um trabalho, este pode ser tedioso e difícil. No entanto, quando você o faz com excelência, mesmo que o esforço seja maior, ele não parece tão difícil.

De fato, o que com freqüência torna o trabalho difícil é a relutância em fazê-lo.Quando você encara seu trabalho como uma oportunidade de alcançar a excelência, ele se torna mais do que apenas um trabalho. Seja qual for a tarefa, ela é uma oportunidade para você se expressar e dar o seu melhor.

O fato é que existe trabalho a ser feito. E você tem uma escolha. Você pode encará-lo como uma irritação e se atormentar enquanto o faz ou enxergá-lo como uma oportunidade de alcançar a excelência e sentir a satisfação de ter criado algo valioso.


02 DE DEZEMBRO DE 2013

MENSAGEM BIBLICA
Mas graças a Deus que nos dá a vitória por nosso Senhor Jesus Cristo.1 Coríntios 15:57

DITADO POPULAR
Quem não compreende um olhar tampouco há de compreender uma longa explicação.(Ditado popular árabe)


FLASH DAS NOVELAS

JOIA RARA
Mundo expulsa Ernest do cortiço. Franz conta a Manfred que reatou com Amélia. Ernest demite Venceslau e manda ele desocupar a casa onde mora. O milionário recebe uma intimação para depor na delegacia. Pressionado, Manfred cede seu apartamento para Venceslau morar. Silveira diz a Iolanda que ela não pode ser vista com Mundo.

ALÉM DO HORIZONTE
Tereza se desculpa com LC por não ter falado sobre Lili. Nilson leva Celina para casa. Kléber briga com Matias, e Keila repreende o marido. Tereza conversa com Líder Jorge sobre Lili. Keila cuida de Celina. Heloísa pede que Thomaz esqueça o que aconteceu entre eles. Rita chantageia Selma, que fica furiosa.

AMOR A VIDA
Félix se recusa a trabalhar com Márcia vendendo cachorro-quente. Aline consegue esconder de César o produto que está usando para intoxicá-lo. A vilã combina de se encontrar com Ninho em sua casa. Maciel pede para Pilar tomar cuidado com Jacques. Márcia convence Félix a trabalhar com ela. Natasha afirma a Thales que não sente nada por ele. Tamara passa a noite na cadeia. Aline coloca César para dormir e fica com Ninho.